A campanha de orientação e detecção da tuberculose, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) desde o último dia 5, termina nesta sexta-feira (16). Os interessados em fazer o exame podem procurar uma das 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as duas Unidades Pré-hospitalares (UPHs Zona Norte e Zona Oeste), o Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same - Rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência), o Centro de Orientação e Aconselhamento de Sorocaba (Coas - Rua da Penha, 770, Centro), e o Ambulatório de Saúde Mental (Rua Rio Grande do Sul, 394, Centro). Além disso, a SES também promove ações de orientação e exames nos hospitais psiquiátricos e nas penitenciárias da cidade.
Segundo a enfermeira Valquíria Carnio Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, a campanha visa examinar pessoas que apresentam sinais da doença para, assim, identificar novos casos em fase inicial. "Quem tiver tosse por duas semanas ou mais deve procurar uma unidade participante da campanha. O tratamento é gratuito, com antibiótico. Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença no prazo de seis meses, se seguido corretamente", explica.
Os casos identificados são encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica Municipal de Especialidades, onde funciona o programa e que mantém um trabalho permanente. Além disso, as UBSs também são habilitadas a fazer o exame do escarro e dar orientações sobre a tuberculose durante o ano todo.
Nos primeiros cinco dias de campanha foram colhidas 204 amostras do exame de escarro, realizado para detectar a tuberculose.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Campanha da Tuberculose termina nesta sexta-feira--- SOROCABA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário