segunda-feira, 29 de abril de 2013

Hipertensão arterial: quanto mais precoce a descoberta, melhor o tratamento!

Hipertensão é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias. Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com a atividade física, agitação, estresse. Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos.
http://drauziovarella.com.br/hipertensao/hipertensao/
No site a seguir voce pode encontrar informações relacionadas as todas as recomendações feitas para os portadores de hipertensão arterial sistêmica:
http://www.saude.sc.gov.br/gestores/sala_de_leitura/artigos/Doencas_cronicas/Anexo2%20-%20Recomenda%E7%F5es-%20Hipertens%E3o.pdf
Devemos ter em mente que essa doença é silenciosa, ou seja, ela não possui sintomas significativos e há pacientes que nem sentem dor de cabeça quando a pressão arterial está alta! É especialmente por esse motivo que a aferição da pressão arterial deve ser feita constantemente para poder prevenir ou descobrir precocemente a doença.O acompanhamento de um cardiologista é essencial para ter certeza da adesão ao medicamento e tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário