quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Campanha 2013 - Dia Mundial do Diabetes


 
        Campanha ANAD - 2013
A Associação Nacional de Assistência ao Diabético – ANAD realizará, no dia 10 de novembro de 2013, a 16ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes de Detecção, Orientação, Educação e Prevenção das Complicações. A campanha será realizada em 180 países em uma iniciativa da International Diabetes Federation (IDF) e Organização Mundial de Saúde (OMS), para celebrar o Dia Mundial e Nacional do Diabetes (14 de novembro).
O tema da campanha será “Diabetes: Protegendo o nosso futuro” e serão realizadas cerca de 10 mil detecções de Diabetes, exames de colesterol, hemoglobina glicada, microalbuminúria, pressão arterial, orientação, programa educativo, avaliação de pés, olhos, dentes, fisioterapêutica, vascular e nutricional, direcionados para a população carente.

Local: Colégio Madre Cabrini – Rua Madre Cabrini, 36 - Vila Mariana – São Paulo / SP. Realização Mundial: OMS (Organização Mundial de Saúde) ev IDF (International Diabetes Federation).  Apoio: ONU (Organização das Nações Unidas). Realização Nacional: FENAD (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes). Realização em São Paulo: ANAD – (Associação Nacional de Assistência ao Diabético). Público: Portadores de Diabetes, Grupo de risco para Diabetes, Data: 10 de Novembro – das 8h às 17h. Finalidade: Detecção precoce do Diabetes, Detecção de complicações, Educação, Encaminhamento, Número Previsto de Atendimentos: 10 mil testes de glicemia, avaliações de complicações em cada área. Ações: Exames de glicemia; Exames de colesterol; Exames de hemoglobina Glicada; Exames de Microalbuminúria; Avaliação de olhos; Avaliação de pés; Avaliação de boca; Avaliação fisioterápica; Avaliação de atividade física; Avaliação de risco cardiometabólico (IMC- correlação cintura- quadril); Avaliação nutricional; Aferição de pressão arterial; Palestras educativas; Exposição de produtos e alimentos diet. Profissionais voluntários envolvidos: aproximadamente 1000 sendo equipes de especialistas em cada área: Médicos (endocrinologistas, cardiologistas, vascular, oftalmologista,neurologistas). Enfermeiros; farmacêuticos; biomédicos; podólogos; dentistas; fisioterapeutas; profissionais de educação física; nutricionistas. Encaminhamentos: para tratamento do Diabetes; para acompanhamento e tratamento e/ou prevenção das complicações.

DAR UM PASSO PELO DIABETES
 O Diabetes é um dos maiores desafios de saúde do século XXI. Atualmente há 371 milhões de pessoas com Diabetes e outras 280 milhões correm o risco de desenvolver a doença. Acredita-se que em 2030, 500 milhões de pessoas viverão com Diabetes.
O Diabetes e suas complicações são em grande parte passíveis de prevenção e existem intervenções provadas e possíveis. É uma preocupação de todos e todos nós temos um papel a desempenhar para modificar o curso do Diabetes e assim proteger o nosso futuro.
A Campanha do Dia Mundial do Diabetes 2013 incentiva a todos a dar um passo pelo Diabetes, a envolver-se com a causa do Diabetes, dando a doação de passos simbólicos conseguidos através de diversas atividades.
Um passo é qualquer atividade que ajude a promover e criar consciência sobre o Diabetes, melhorar a vida das pessoas com Diabetes e incentivar estilos de vida saudáveis, reduzindo o risco de desenvolver Diabetes.
Os passos devem ser enviados através da plataforma on-line e serão contabilizados para que se consiga o objetivo de 371 milhões de passos em apoio ao número de pessoas que vivem com Diabetes.
Associações ou grupos podem participar, mas cada um envia separadamente.
A Campanha terminará oficialmente no Congresso Mundial 2013, em Melbourne, Austrália, entre 2 a 6 de dezembro de 2013.

COMO PARTICIPAR:

1 - Escolha uma (ou mais) das atividades abaixo sugeridas

Atividade

Número de passos

Se vestir de azul

200

Colocar PIN do Diabetes em foto em redes sociais L.F.

200

Indicar um herói ou campeão do Dia Mundial do Diabetes

200

Colocar o círculo azul na página da web ou blog

500

Organizar um flashmob

1.000

Atividade física de intensidade moderada (30 minutos)

1.000

Formar um círculo azul humano

1.000

Colocar um PIN numa personalidade

1.000

Mostrar de forma destacada o círculo azul, num Evento

1.000

Conseguir em seu âmbito, uma proclamação sobre DMD

1.000

Produzir um vídeo de conscientização sobre o Diabetes

1.000

Registrar-se para o Congresso Mundial de Diabetes

1.000

Atividade física de intensidade vigorosa (30 minutos)

1.500

Atividade física de intensidade moderada (1 hora)

2.500

Iluminar um monumento de azul

5.000

Participar de programa T.V./rádio para criar consciência sobre Diabetes

3.000

Publicar uma história relacionada ao Diabetes em um jornal local

3.000

Organizar uma caminhada pelo Diabetes

5.000

Organizar uma feira do Diabetes

5.000

Organizar uma reunião ou palestra sobre Diabetes

5.000

Conseguir um record mundial relacionado ao Diabetes

10.000

Correr uma maratona para criar consciência sobre Diabetes

10.000

Organizar um baile (danças)

2.000

Organizar um evento de conscientização pelo DMD

3.000

Atividade física vigorosa (1 hora)

3.000


2 - Para cada atividade você receberá um número simbólico de passos de 100 a 10.000. Pode escolher realizar mais de uma atividade e quantas vezes puder.
Cada número de passos que você envie fará parte de um total que fará parte de uma classificação. Quanto mais alto estiver na classificação maior visibilidade terá na plataforma.
3 -  Realize atividades escolhidas - Tente envolver o maior número possível de pessoas. Incentive-os a participar. Se você tem uma associação, tente que cada membro se envolva. Envie para IDF, vídeos, fotos, pagina da web.
4 - Pode criar uma conta individual ou do grupo, clicando em “create an account” e incluindo os dados necessários. Escolha um nome de usuário e uma senha para incluir seus passos, não se esqueça de incluir uma foto sua, ou do grupo e escolha entre os avatares disponíveis.
5 -  Envie seus passos - completando o formulário on line.
6 - Após ter criado sua conta, você receberá um e-mail de confirmação com um link onde incluirá seus passos na primeira vez.
Sua conta ficará aberta para que você continue a incluir seus passos no futuro.
Os passos enviados também serão mostrados no círculo azul, onde se verá como você pode contribuir para conseguir seu número total de passos.
Você deve preencher o formulário on-line que está no site da IDF www.idf.org. Entre em steps.worddiabetesday.org/activity/create
- selecione a atividade;
- preenche o número de passos;
- mensagem;
- colocar foto;

 Segue abaixo a imagem que você encontrará no site para preencher. 




Fontes:
- Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário