Para chegar a esses resultados, foram revisados dados sobre as taxas de diabetes em adultos com idades entre 20 e 79 anos de 175 países de 200 a 2010, além dos principais fornecedores de alimentos desses locais. A síndrome metabólica - conjunto de fatores de risco que inclui hipertensão e resistência à insulina - era apontada como a principal responsável pelo aumento do número de casos de diabetes tipo 2. Os especialistas perceberam, entretanto, que um aumento de 150 calorias no consumo diário de açúcar por pessoa - o equivalente a uma lata de refrigerante à base de cola - aumentava em 1,1% o risco de desenvolver a doença, independente de fatores como obesidade esedentarismo.
Durante o período estudado, a prevalência de diabetes no mundo cresceu por volta de 27%, sendo que 25% desse aumento está relacionado à disponibilidade de alimentos açucarados. Quando há menor disponibilidade desses alimentos, pode ser constatada uma diminuição do número de casos de diabetes tipo 2. O autor do estudo explica, entretanto, que ainda não é possível estabelecer uma relação direta entre a ingestão de açúcar e a doença.A seguir, confira alimentos que mascaram o açúcar, fazendo com que você exagere no consumo:
Suco natural
"O suco natural é, de fato, saudável, mas devemos lembrar que para fazer um copo de suco precisamos de várias frutas", afirma a nutricionista Cátia. Assim, o segredo para não extrapolar na quantidade de açúcar e de calorias é moderação. Prefira ainda sucos de frutas que têm grande quantidade de água, como a melancia e o melão. Por fim, evite acrescentar açúcar. "Aprenda a apreciar o açúcar da própria fruta", afirma a profissional. Para exemplificar a quantidade de açúcar, separamos o suco de goiaba.100 g de suco de goiaba (pouco menos do que metade de um copo) = 14,81 g de açúcar
FONTE: http://www.midianews.com.br/conteudo.php?sid=3&cid=151585
Nenhum comentário:
Postar um comentário